domingo, 4 de novembro de 2007

Liedson brilha em noite de goleada


O Sporting derrotou hoje a Naval por 4-1, golos de Moutinho, Liedson, Simon e Gladstone. A jogar em casa, os leões mostraram vontade em resolver cedo o jogo e logo aos 10 minutos o capitão leonino inaugurava o marcador, de pé esquerdo após um ressalto. Quando tudo parecia ir bem encaminhado para uma vitória calma, eis que a Naval surpreende e reage muitíssimo bem ao golo sportinguista, teve uma opurtunidade claríssima por Saulo minutos depois, até que chegou ao empate por Diego aproveitando uma falha de marcação de Purovic. A partir daí os papéis voltaram a inverter-se e foi o Sporting a ir em busca do segundo golo, mas até ao intervalo não haviam modificações no placar. Instantes depois de começar a segunda parte, entra Simon Vukcevic para o lugar de Tonel, o treinador leonino arriscascava pois também tinha obrigação disso. Até que mais tarde, no espaço de 2 minutos, o mesmo Diego cabeceava ao poste da baliza de Stojkovic e no minuto seguinte Liedson tem um trabalho de outro mundo, no meio de 5 jogadores da Naval faz um golo de levantar um estádio, monumental! Sem palavras..... Momentos depois, uma brincadeira de Taborda na área face ao inevitável Liedson, leva à expulsão do guardião da Naval e consequente grande-penalidade. João Moutinho uma vez mais falhou! Por mais que queira não entendo o trabalho de casa do treinador, mas eles não treinam penaltys? Quantos já falhamos? Não é que este tenha sido mal batido, pois não o foi, há que dar mérito ao guarda-redes adversário por ter adivinhado o lado, mas tantos falhanços leva a questionar todo este tipo de treino! Que ponha o Liedson então, se é para falhar e é ao menos dá a possibilidade ao levezinho de poder marcar mais um golo. Decorria o minuto 73, quando Paulo Bento faz a substituição polémica, tira um avançado, Purovic e coloca um central, Gladstone. O público brindava com uma assobiadela mas com certeza que eles e muito boa gente nem sequer tiveram a capacidade de perceber o porquê! Quem o criticou, aliás, quem não sabe fazer mais nada que criticar o homem, se o fez hoje é porque de leitura de jogo, nada percebe! A Naval acabava aqui, não quando passa a jogar com 10, mas sim quando o Sporting passa a jogar com um quinteto de luxo no meio-campo. Aprendam a ver futebol! Controlou o jogo, rodou a bola e ainda marcou por mais duas ocasiões, uma por Vukcevic, outra por Gladstone. Os críticos calavam-se e o nosso maestro tinha dado um sabonete táctico na partida! Mais uma vitória e mais importante foi recuperar os 2 pontos concedidos pelo líder.


Em relação à arbitragem, foi miserável! Se este fim-de-semana, os nossos rivais tinham sido novamente beneficiados escandalosamente, hoje foi a nossa vez de jogar uma vez mais contra 14!! Em primeiro lugar, a falta sobre Liedson dentro da área!!!!!!! Isto não tem nada que saber, há duas leituras possíveis, o árbitro poderia ter considerado jogo perigoso e então o que tinha a fazer era marcar livre-indirecto mas dentro da área ou então considerar acção faltosa do defesa da Naval e marcar livre directo dentro da área, que seria portanto penalty! Ora, o juiz não fez uma coisa nem outra, ignorou uma vez mais as palavras do fiscal-de-linha que lhe dizia que era penalty e resolveu marcar livre directo fora da área! Passem-lhe atestado de incompetência! O segundo lance é sobre o Izmailov, penalty por marcar, mais um!

Foi um grande jogo, uma bela partida de futebol, só tenho pena de não ver a Naval fazer mais jogos destes, especialmente contra os outros grandes! E ainda há quem continue a falar de crise e de fraca exibição... Imaginem se não estivessemos em crise, mudava aos 4 acabava aos 8! O problema desses é darem-lhes demasiado tempo de antena, coitadinhos!

Exibições individuais, vou destacar Liedson obviamente e Moutinho pese embora tenha falhado o penalty. O brasileiro porque jogou e fez jogar, quer com Puro a seu lado, quer sozinho lá na frente, marcou um golo e teve sempre nas jogadas de maior perigo. Podia ter colocado a cereja no topo do bolo apontando o golo 100, não fosse uma bela defesa do guardião suplente da Naval após um espectacular pontapé de bicicleta. O português porque hoje fez um jogo à Moutinho, primeiro golo de raça e todas as bolas que disputou entrou como um verdadeiro leão. E ainda vinha lesionado! Grande homem! E tenho que destacar também Paulo Bento, fez um trabalho notável de banco, quando todos pensavam que ele iria entrar a maluco quando viu a Naval reduzida a 10, tira um avançado e põe um central, ninguém entendeu ao que me pareceu e resolvem assobiar! Resultado? Mais 2 golos e a Naval nem cheirou mais no meio campo nem na partida... Brilhante!

A nota final para o relvado, esteve impecável! Assim sim dá gosto ver uma partida de futebol naquele magnífico estádio. Venha agora a Roma!


Vote no melhor em campo:




1-0 Moutinho



1-1 Diego



2-1 Liedson



3-1 Vukcevic



4-1 Gladstone




Declarações Paulo Bento

4 comentários:

Anônimo disse...

O Sporting teve pisso...

Elfo disse...

Bem, não vi o jogo portanto não me vou alongar nos comentários. O que sei do jogo é o que está aqui escrito. Mas só pelo facto de o Gladstone ter marcado já me leva a pensar que a Naval esteve mesmo fraquinha, pelo menos na 2ª parte LOL 3 golos de rajada não aconteceram por acaso.

Anônimo disse...

Como é que um gajo que não percebe nada de futebol tem um blog.


Vai-me mas é procurar MC no HT

Visconde disse...

Foi um resultado melhor que a exibição, embora a equipa tenha tido bons periodos de bom futebol, mostrando que os momentos menos bons estão a ser ultrapassados.
Liedson voltou a ser decisivo, o novo relvado portou-se à altura, o Sporting voltou a desperdiçar um penalty e o árbitro teve novamente uma actuação de nível...
Depois de uma semana negra, a equipa tem vindo a rectificar o menos bom, com o apuramento na Taça da Liga e a recuperação de 2 pontos no campeonato, só falta a vitória sobre a Roma.

Saudações Leoninas.